terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ser Doula..









A doula …
Reconhece o nascimento como uma experiência que a mãe vai se lembrar toda a sua vida…
Compreende a fisiologia do nascimento e as necessidades emocionais de uma mulher em trabalho de parto…
Auxilia a mulher na preparação e realização de seus planos para o nascimento…
Fica ao lado da parturiente durante todo o trabalho…
Fornece apoio emocional, medidas de conforto físico, um ponto de vista objetivo e assistência à mulher no sentido de obter as informações que precisa para tomar boas decisões…
Facilita a comunicação entre a parturiente e a equipe médica…
Percebe seu papel como aquele que nutre e protege a memória da mulher na sua experiência de parto. 
Doula é uma profissional que trabalha diretamente ao atendimento de mulheres em trabalho de parto, dando apoio emocional e físico, ajudando a diminuir a dor com métodos não-farmacológicos, e para que esse momento seja o mais especial possível.
Ela tem conhecimento sobre obstetrícia e pode ficar com a gestante em casa até que o trabalho de parto fique ativo, diminuindo o tempo no hospital e evitando o estress que pode atrapalhar a dilatação.


Antes do parto: ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto,ajuda a mulher a se preparar fisicamente e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.


Durante o parto: a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc.


Após o parto: ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.




****************


É minhas amigas..amanhã começo este curso, já tenho experiência de 3 anos em Maternidade e creio que o Senhor me capacitou para cuidar de vidas.E porque não cuidar de uma nova vida..de uma nova mãe??


Serão quatro dias de curso intensivo, das 8 as 18..com certificado e cadastro no site nacional de doulas.


A partir de agora um novo ciclo se inicia.Farei por amor ao cuidar..por amar o próximo..Ver a vida nascer dia a dia é uma experiência incrível.Poderei testemunhar o milagre da vida,o ciclo mais sagrado que Deus criou...
Já tenho várias ideias..quero também poder dar curso de gestantes..curso de amamentação..enfim..muitas novidades virão por ai minhas amigas.


Logo logo volto com mais informações sobre o que aprendi.Só tenho um pedido..orem por mim..Precisarei da ajuda de vocês para conquistar mais este sonho..


Beijos

11 comentários:

  1. Nossa Evelyn, que lindo, te dou a maior força.
    Vc já conseguiu realizar mais esse sonho em nome de Jesus, boa sorte.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Evelyn, nossa bacana. Meu primeiro curso profissionalizante foi Técnico em Enfermagem. Foram 2 anos muito bons, mas o que me comoveu mesmo foi um estágio que eu fiz na Maternidade Vitor do Amaral aqui em Curitiba. É uma maternidade chamada "amiga da criança" onde todos os partos são normais (cesária só quando era de risco). Vc não tem idéia de quão gratificando era cuidar das mãezinhas antes e durante o parto. Nossa já vi muitos bebês lindos nascerem e claro que tb já fiz algumas situações engraçadas. Foram dias muito iluminados que eu não esqueço jamais. Parabéns!
    Agora mudando de assunto, aii eu tô confiante esse mês. Acho que Deus vai me dar meu Bebê! Obrigada pelo carinho e pelas orações!

    Bjs

    Simone

    ResponderExcluir
  3. oi amiga...logo logo vc estara postando aqui como contara seu marido...

    a vou te dar uma dica...filma pq é muito legal eles ver a cara que ficaram...eu filmei tudo ate contando pros meu familiares...e depois qd meu bebe já estiver bem grandão mostrarei como foi a chegada dele...Boa sorte e ainda quero poder ver vc postando tudo isso aqui tbm...


    bjs e boa sorte com seu novo curso...

    ResponderExcluir
  4. Deve ser maravilhoso esse curso, é muito lindo o trabalho de parto e a chegada de um bebê ao mundo. E mais, pode ser muito útil pra quando você também tiver os seus bebês, beijoss..

    ResponderExcluir
  5. É o meu sonho ser Doula.
    Ainda não fiz o curso mas leio vários artigos e faço atendimentos voluntarios.
    É um dom que Deus nos dá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lindo o trabalho da doula...aprovadíssima
    E vamos que vamos na intercessão.
    Bjkas e venha com as novidades

    ResponderExcluir
  7. oi querida..que bacana...em nome de Jesus...vamos conseguir sim...e que legal,..ja sei com quem aprender qdo eu estiver gravida...uh!!...vai fundo..bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela escolha e boa sorte nesta nova etapa q inicia!!!
    Meu exame deu tudo certo, já fiz um post lá.
    Tô na torcida!!

    bjos,

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Evelyn querida,amanhã vou passar pelo neurocirurgião, assim que tiver noticias entro em contato com vc e tb faço um post contndo os detalhes da consulta com o neuro.

    Se Deus quiser vai dar td certo para todas nós.

    Bjus.

    ResponderExcluir
  10. Querida Evelyn é muito linda essa missão da Doula (digo missão porque acredito ser mais que um trabalho) tenho uma super curiosidade até porque desejo ter um parto mais natural possível e vai ser muito bom nos aproximarmos assim quem sabe vc possa ser minha Doula rs

    grande beijo e boa sorte no curso.

    Ah, não posso deixar de agradecer ao seu carinho no meu cantinho.

    ResponderExcluir
  11. Menina! Tu és chic mesmo heim? Doula!
    Parabéns Evelyn!
    Belíssima iniciativa. Depois faz um post nos contando as novidades ao decorrer o curso. Vai dá tudo certo viu! Aliás, já deu! Bjosssss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.Sonhe junto comigo e comente...